Atlantic Corridor

Corredor Atlântico estabelece a ligação entre os portos maritímos de Sines, Setúbal, Lisboa, Aveiro e Leixões, em Portugal, Algeciras, Bilbao e Pasajes, em Espanha, Baiona, Nantes, La Rochelle e Le Havre, assim como aos portos fluviais de Bordéus, Rouen e Strasburgo, em França. Da mesma forma permite ligar as capitais dos parceiros, Lisboa, Madrid e Paris, ao leste de França, a Mannheim e subsequentemente às regiões norte e oriental da Europa.
O Corredor Atlântico é parte do corredor homónimo integrado na Rede Core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e está ligado ao Corredor Mediterrâneo, em Madri e em Saragoça, e ao Corredor do Mar do Norte-Mediterrâneo, em Paris e Metz. A extensão do Corredor Atlântico até à Alemanha permite articulações diretas com outros dois corredores, o Reno-Alpes e o futuro Reno-Danúbio, aumentado, deste modo, o seu alcance.
Totalizando mais de 6.200 km de extensão, o corredor integra características técnicas heterogénias ao nível da infraestrutura, entre as quais se destacam:
  • Linhas com bitola europeia (1435 mm) em França e Alemanha, e com bitola ibérica (1668 mm) em Portugal e Espanha;
  • Itinerários com via dupla entre Le Havre e Metz até Mannheim, entre Paris e o sul de Madrid (Santa Cruz de Mudela), e entre Lisboa e Porto;
  • Itinerários com via única entre o sul de Madrid (Santa Cruz de Mudela) e Algeciras, nos dois ramos que ligam Espanha a Portugal (Medina del Campo-Pampilhosa e Manzanares-Entroncamento), em duas seções na ligação de Poitiers ao porto de La Rochelle em França e de Alsasua a Castejón de Ebro na ligação a Saragoça em Espanha;
  • Troços eletrificados com três tensões distintas (25 kV~, 3000 VCC, 1500 VCC) entre Le Havre, Metz, La Rochelle, Paris, Strasburgo e o sul de Córdoba (Bobadilla), 15000V~ da fronteira francesa até Mannheim e em Portugal entre Sines, Lisboa, Leixões, Abrantes e Vilar Formoso (25 kV~);
  • Troços parcialmente eletrificados (25 kV~) nos dois ramos que estabelecem ligação entre Espanha e Portugal (Medina del Campo-Pampilosa e Manzanares-Entroncamento);
  • Troços não eletrificados entre o sul de Córdoba (Antequera) e o porto de Algeciras;
  • Diferentes sistemas de sinalização entre Alemanha, França, Espanha e Portugal;
  • Variações significativas da carga máxima rebocável, decorrente das assimetrias do ponto de vista orográfico ao longo do corredor (mas com uma carga por eixo de 22,5 ton na totalidade do corredor).
Um dos objetivos do Corredor Atlântico é promover uma boa coordenação dos investimentos de modo a harmonizar as características técnicas das infraestruturas ao longo dos três países.

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Bitola }

Número de Vias }

Eletrificação }

Troços do Corredor }

Gabarito }

TEN-T Rede Principal }

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